Como ver o sexo do bebê no ultrassom?

É bastante comum que os pais e familiares fiquem curiosos sobre o sexo do bebê assim que a gestação é anunciada. No exame de ultrassom é possível identificar o sexo fetal. Porém, nem sempre é fácil obter essa informação.

Ver o sexo do bebê depende de uma série de fatores e alguns podem limitar ou impedir que o sexo fetal seja revelado. A posição fetal, obesidade materna, posição uterina e a idade gestacional são alguns deles.

Quanto a idade gestacional, a partir da 13ª semana de gestação aumentam as chances do diagnóstico do sexto fetal. A precisão fica entre 99 e 100%. Já quanto aos demais fatores, precisam de avaliação médica e varia em cada caso.

Mas como o médico sabe o sexo do bebê?

Após a 13ª semana de gestação já é possível identificar a posição do tubérculo genital, que dará origem ao pênis no menino ou ao clitóris nas meninas. O tubérculo nas meninas fica paralelo à coluna, mais horizontal, nos meninos, ele fica perpendicular à coluna, na vertical.

Quando marcar o exame para descobrir o sexo do bebê?

Ao longo da gestação serão solicitadas algumas ecografias obstétricas para acompanhar o desenvolvimento e a saúde fetal. Converse com o seu obstetra para identificar o melhor momento para realizar os exames pré-natais de rotina e aproveitar para ver o sexo do bebê.

Leia mais sobre Quais ecografias são importantes durante a gestação?

Deixe uma resposta