Março Lilás: Mês de prevenção do câncer do colo do útero.

O mês de março marca o período de atenção especial à saúde da mulher, principalmente no que diz respeito à prevenção do câncer do colo do útero. Confira abaixo algumas informações importantes sobre a doença.

O que é o câncer do colo do útero?

O câncer do colo do útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo o tecido subjacente (estroma) e podendo invadir estruturas e órgãos contíguos ou à distância. (1)

Números relacionados à doença:

A cada ano ocorrem aproximadamente 570 mil novos casos de câncer do colo do útero, este que é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Este é também responsável por 311 mil óbitos por ano. (2)

No Brasil, em 2020, são esperados 16.590 casos novos, com um risco estimado de 12,6 casos a cada 100 mil mulheres. É a terceira localização primária de incidência e de mortalidade por câncer em mulheres no país, sem considerar tumores de pele não melanoma (3).

O que causa o câncer do colo do útero?

O câncer do colo do útero normalmente está associado à presença do vírus HPV, doença sexualmente transmissível causada pelo Papiloma Vírus Humano.

Mas, essa não é a única causa do câncer do colo do útero. Muitas mulheres com o vírus não desenvolvem câncer. Há outros fatores que influenciam no aparecimento do câncer.

Como prevenir o câncer do colo do útero?

Existe uma vacina contra o HPV que diminui as chances do aparecimento do câncer do colo do útero. Mas, a melhor forma de se prevenir é o diagnóstico precoce. Fazer os exames recomendados pelo ginecologista é o primeiro passo para manter-se saudável.

Qual exame detecta o câncer de colo de útero?

O exame citopatológico de colo uterino, conhecido popularmente como “preventivo ginecológico” ou “Papanicolaou” é um exame que permite ao médico e ao paciente buscarem a prevenção do câncer de colo uterino através da pesquisa de células anormais.

Você pode realizar o exame citopatológico aqui na Citoson, basta nos contatar pelo telefone (51) 3228-4061 – WhatsApp: (51) 99720-3559 ou marcar a sua consulta online.

Referências:

1 – Fonte: INCA
2- Dados: WORLD HEALTH ORGANIZATION. International Agency for Research on Cancer. Globocan. Acesso em: 10/02/2020.
3 – Dados: INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (Brasil). Estimativa 2020. Incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2020.