JUNHO LARANJA: Anemia e Leucemia.

As campanhas mensais das cores são excelentes iniciativas de conscientização sobre doenças graves sua prevenção. O mês de Junho recebe a cor Laranja, em combate à Anemia e Leucemia, duas doenças diferentes, mas ambas diretamente ligadas à medula óssea. 
A anemia é definida como uma condição de baixa quantidade de hemácias ou glóbulos vermelhos, e isso leva à diminuição do fluxo de oxigênio para os órgãos. Na grande maioria das vezes essa baixa, está associada a problemas nutricionais e a baixa ingestão de ferro. 
Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerígena. Essa célula anormal não funciona direito, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas. 
A anemia é um sinal de que algo está errado, é um sintoma de algo a ser investigado e diagnosticado. E a Leucemia é uma doença grave, que tem diversos tratamentos de acordo com cada estágio. Ambas necessitam de acompanhamento médico, atenção e principalmente exames. 
Previna-se e mantenha todos os seus exames de rotina em dia com orientação médica.

Referências:
https://www.dbmolecular.com.br/artigo/junho-laranja
https://revista.abrale.org.br/anemia-pode-virar-leucemia/