Diferenças entre mamografia e ecografia mamária.

A mamografia é um exame de rastreamento de Câncer de mama por imagem, no qual é possível detectar microcalcificações e nódulos. Por meio desse exame, é possível diagnosticar precocemente pequenas alterações não identificadas durante o autoexame ou na palpação pelo médico. É recomendável realiza-lo anualmente em mulheres a partir dos 40 anos. Afinal as chances de cura da doença são de até  95% quando ela é detectada precocemente.

A Ecografia mamária, por sua vez, é um exame complementar à mamografia, para analisar com mais detalhes o nódulo, bem como diferenciá-lo se sólido ou cístico (com conteúdo líquido). É recomendado principalmente para mulheres mais jovens ou, combinado à mamografia, para mulheres com mais de 40 anos que possuem mamas densas, ou seja, mamas em que há maior incidência de tecido fibroglandular, o que pode ocultar a visualização de nódulos pela mamografia. Mais informações: https://citoson.com.br/exames/ecografia-geral/

Mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama devem começar o rastreamento antes dos 40 anos. Converse com seu médico.

O autoexame da mama aliado à mamografia e à ecografia mamária, são capazes de dar à paciente um diagnóstico precoce, oferecendo mais chance de cura em caso de câncer. Cuide-se!