O Dezembro Vermelho, mês de luta contra a AIDS, tem como objetivo reforçar a importância da prevenção ao vírus HIV, além de diminuir o preconceito em torno de seus portadores que são constantemente discriminados e estigmatizados. E a melhor maneira de fazer isso é compartilhando informação.
O HIV pode ser transmitido através de relações sexuais, ao compartilhar seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes infectados, pela transfusão de sangue contaminado, na transmissão vertical da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou no trabalho de parto e durante a amamentação.
Para prevenir a infecção pelo vírus deve-se usar preservativos durante a relação sexual, utilizar seringas e agulhas descartáveis, usar luvas para manipular feridas e líquidos corporais e realizar testes em sangue e hemoderivados coletados para transfusão. Além disso, gestantes soropositivas precisam usar antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão e após o nascimento do bebê devem evitar amamentá-lo.
O vírus HIV não é transmitido por meio de interações comuns como abraçar, beijar, dividir objetos ou alimentos. Portanto, não existe razão para afastar ou isolar pessoas soropositivas do seu convívio social e profissional.