A tireoide é uma glândula localizada na parte inferior do pescoço. Ela é responsável por regular a função de órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. A tireoide produz os hormônios T3 (triodotironina) e o T4 (tiroxina).
A tireoide atua crescimento e desenvolvimento e crianças e adolescentes, interfere no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional de uma pessoa. Ela também atua na regulação dos ciclos menstruais e na fertilidade das mulheres.
Descubra agora, dez coisas importantes que você precisa saber sobre a Tireoide:
1 – O hipotireoidismo pode causar desaceleração dos batimentos cardíacos, prejudicar o funcionamento do intestino e o crescimento pode ser comprometido nas crianças e adolescentes.
2 – A queda na produção de hormônios na tireoide, hipotireoidismo, pode causar diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, alteração no colesterol e até depressão.
3 – Em casos de hipertiroidismo pode haver aceleração dos batimentos cardíacos, emagrecimento repentino, disfunções intestinais, falta de sono, agitação e cansaço.
4 – As disfunções na tireoide podem acontecer com qualquer pessoa, em qualquer idade.
5– Disfunções na tireoide são simples de diagnosticar e tratar.
6 – O reconhecimento de nódulos na tireoide pode salvar uma vida, pois se houver câncer e tiver um diagnóstico precoce, aumentam as chances de sucesso no tratamento. É possível reconhecer nódulos maiores na tireoide através da palpação.
7 – O endocrinologista é o especialista responsável pela análise da tireoide, e pode solicitar exames complementares para auxiliar na detecção e tratamento, quando necessário.
8 – Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. Isso não significa que estes sejam malignos. Em apenas 5% dos casos os nódulos são cancerosos.
9 – O Teste do Pezinho é o exame realizado em recém nascidos para identificar o hipotireoidismo.
10 – O exame de ultrassom é um dos exames complementares que ajudam a identificar os nódulos sólidos, císticos e mistos, bócio multinodular, tumores e calcificações.